O presente trabalho destina-se ao estudo da importância da disseminação dos métodos consensuais de solução de conflitos, como formas de tratamento adequado aos conflitos relacionais. Em que pese a Diretriz Curricular Nacional do Curso de Direito, estabelecer como obrigatório o ensino dos métodos consensuais, nem sempre as abordagens adotadas possibilitam ao estudante, um processo de ensino-aprendizagem significativo, capaz de despertar a reflexão sobre o tema e interesse sobre sua aplicabilidade. Desta forma, ao vivenciar, mesmo que de forma simulada tais métodos, nota-se uma maior adesão e abertura profissional para aplicação dos métodos adequados à solução dos conflitos, sejam eles os consensuais, tais como a mediação, a conciliação e as modalidades possíveis de Justiça Restaurativa. Assim como a judicialização, quando necessária. Para afirmar a hipótese, a metodologia de pesquisa utilizada foi quali-quantitativa, com utilização de questionário aplicado a acadêmicos do Curso de Direito, bem como a utilização de pesquisa em fontes bibliográficas e documentais. A importância do desenvolvimento desta mentalidade de cultura de paz, irá refletir em sua conduta do futuro profissional em sua atuação nas áreas jurídicas, numa atuação mais humanizada e voltada à pacificação social, para além das lides processuais, tendo em vista que o fim do processo não significa necessariamente o fim da lide social.
Comissão Organizadora
GILMARA APARECIDA ROSAS TAKASSI
ALEXANDRE BARBOSA NOGUEIRA
ANDREIA ANTUNES DA LUZ
CHRISTIANE CRUVINEL QUEIROZ
DANIELE MUDREY DEGRAF
FLAVIA OLIVEIRA ALVES DA SILVA
JACKSON LUIS OSHIRO
JOAO PAULO VIEIRA DESCHK
LUIS FERNANDO LOPES DE OLIVEIRA
NATHALIE HAMINE PANZARINI RODRIGUES
PRISCILA JUDACEWSKI
SAYONARA APARECIDA SAUKOSKI
Comissão Científica